Pesquisar este blog

Brejo Santo


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brejo_Santo 

Município de Brejo Santo
Bandeira de Brejo Santo
Bandeira

Aniversário 26 de agosto
Fundação 1862
Gentílico brejos-santense


Prefeito(a) Guilherme Sampaio Landim (PSB)
(2009–2012)
Localização
Localização de Brejo Santo

Localização de Brejo Santo no Ceará

Localização de Brejo Santo em Brasil
Brejo Santo

Localização de Brejo Santo no Brasil
07° 29' 34" S 38° 59' 06" O07° 29' 34" S 38° 59' 06" O
Unidade federativa  Ceará
Mesorregião Sul Cearense IBGE/2008 [1]
Microrregião Brejo Santo IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Norte; Missão Velha, Abaiara e Milagres Sul: Jati e Pernambuco, Leste: Mauriti Oeste: Porteiras
Distância até a capital 510 km
Características geográficas
Área 661,959 km² [2]
População 45 190 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 68,27 hab./km²
Clima Tropical quente semi-árido brando e Tropical quente semi-árido com chuvas de janeiro a abril
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,673
médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 162 486,933 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 3 959,23 IBGE/2008[5

 


Exibir mapa ampliado

Brejo Santo é um município brasileiro localizado na microregião de Brejo Santo, mesorregião do Sul Cearense. Sua população estimada em 2010 é de 45.114 habitantes.

Etimologia

O topônimo Brejo Santo faz uma alusão ao nome de uma fazendeira e figura de influência polítiva. Sua denominação original era Brejo da Barbosa, depois Brejo dos Santos e desde 1938, Brejo Santo.


História

 As terras localizada no sopé da Chapada do Araripe, eram habitadas pelos índios Kariri, antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariri, catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Brejo Santo como núcleo urbano surgiu neste contexto ao redor de uma fazenda.

Subdivisão

 O município tem 3 distritos: Brejo Santo(sede), Poço e São Felipe.

Geografia


Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 934,1 mm  com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

O município está localizado na bacia hidrográfica do rio salgado, um afluente do Jaguaribe, com os riachos: do Bálsamo, Jenipapeira e dos Poços. Também se localiza em Brejo Santo o Açude Atalho que tem capacidade de armazenar 108 milhões de metros cúbicos de água. Este açude será o reservatório de entrada das águas do projeto de transposição do rio São Francisco, o que tornará a cidade uma possível recebedora de projetos de desenvolvimento agrícolas e industriais. Além disso espera-se a construção da ferrovia transnordestina, que deverá impulsionar ao setor primário e secundário de toda a região.

Relevo e solos

Localizado no sopé da Chapada do Araripe, uma fértil do sul cearense. Apesar da infinidade de tipos de solos presentes no município destacam-se, duas espécie de solos – que predominam são eles: o V3 e o PE25. Ambos são constituídos principalmente de argila, predomina a cor marrom escura e é intercalada de lentes de argila cinza esverdeada. O solo tipo V3 abundante nas proximidades do Riacho Jenipapeiro, nas regiões do Poço e também no Riacho dos Porcos. Já o solo tipo PE25 pode ser encontrado no restante do município. Constitui-se de un solo mais rico para o cultivo As principais elevações são as serras: da Balança, do Araripe, Canabrava, do Poço e Cacimbas.

Vegetação

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão, caatinga e cerrado.

Economia

 É um dos maiores produtores de feijão e milho do estado do Ceará. Com uma agricultura diversificada, contando com projetos de fruticultura irrigada (uva, banana e coco) e uma pecuária, com um grande número de projetos e produção de leite em regime intensivo (pastejo irrigado), contando com um dos maiores rebanhos de gado Nelore do estado do Ceará. A sede do município é cortada pela rodovia federal BR-116 e se tornou a cidade-centro da vigésima região administrativa do estado, Cariri Oriental, e pólo de desenvolvimento do sul do Ceará. O setor terciário teve um impulso nas últimas décadas, tornado a cidade um centro comercial e de profissionais liberais para toda a região. O município é um dos três maiores centros comerciais da região.

Cultura

 Um dos principal eventos culturais é festa do padroeiro: Sagrado Coração de Jesus(04.09), como também a festa de São Francisco.
Dentro da festa do Muinicipio realiza-se uma das mais tradicionias Vaquejadas do Ceará.
E também consolidou-se o Brejal como uma das maiores micaretas do interior do Ceará.
A cada ano também destaca-se o São Rock, evento realizado nas férias que traz grandes nomes do Rock Cearense.
E temos também nosso carnaval que sempre se destacou como o melhor de todo cariri e que depois da volta do BLOCO CABEÇÃO, a cada ano uma multidão maior segue o bloco pelas ruas de Brejo Santo. 







FOTOS
VISÃO AÉREA

VISÃO AÉREA
SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO
PRAÇA DIONÍSIO ROCHA DE LUCENA
VISTA DA SERRA
NASCENÇA
Visão Aérea parcial de Brejo Santo-Ceará - Por Igor Lucena
PEDRA DO URUBU-BREJO SANTO,CE POR IGOR LUCENA
Igreja Católica do Sagrado Coração de Jesus
Burraco da Onça  por Tio Ronni - Ronnielle Cabral Rolim
SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO - BREJO SANTO-CEARÁ POR IGOR LUCENA
21ª Delegacia Regional de Policia Civil
Arco-íris em Brejo Santo, CE
Sol do Cariri
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus Católica

      A NASCENÇA - DA ORIGEM AOS DIAS ATUAIS
                          DE BREJO SANTO


         A origem de Brejo Santo está ligada às minas d'água existentes no pé do serrote, especialmente ao grande reservatório que tem o nome de Nascença.

        Segundo a tradição oral e escrita ali nas imediações da mesma viveram os primeiros habitantes desta gleba: os índios Cariris. Do outro lado do serrote existe um cemitério indígena onde são encontradas muitas peças de arte.

        Com a chegada do homem branco através das sesmarias e do criatório de gado, ali ao lado do grande açude foi construída a primeira casa, de taipa com alpendre, para abrigá-lo.

        A primeira estrada, a dos boiadeiros, passava no terreiro da casa da Nascença, e aquele era um local de descanso para os viajantes que vinham da Bahia e do Pernambuco para o Vale do Cariri. Ali eles se reabasteciam de gêneros alimentícios para dar prosseguimento à viagem.

       As terras do sítio ou fazenda Nascença e do Brejal vizinho foram o primeiro embrião da povoação que deu origem à cidade atual.As terras dos sítios "Nascença" e "Brejo" acolheram os primeiros povoadores deste município.

       O nome "Brejo da Barbosa" encontrado nas primeiras escrituras de terras locais foi dado aos brejos pertencentes a D. Maria Barbosa, primeira proprietária do sítio Brejo.

       As terras situadas próximas à grande nascente pertenceram até 1850 aos irmãos Santos, motivo pelo qual estas passaram a ser chamadas de "Brejo dos Santos", segunda denominação deste rincão.

        A Nascença pertenceu depois do massacre dos irmãos Santos a alguns proprietários.Porem, em 1858, aqui chegou uma família de Águas Belas- PE, e , a partir daí o cenário local mudou.Com essa e outras que para cá se dirigiram depois, teve início o progresso, tendo como principal figura o jovem Basílio Gomes da Silva que foi mais tarde coronel da Guarda Nacional. Basílio é considerado pelos historiadores o fundador e o patriarca da cidade. Sua luta teve início com a construção da capela. Em seguida se empenhou pela criação do Distrito, que foi criado em 1876. E depois tudo fez para a emancipação política.Brejo dos Santos foi elevada a Vila em 05 de novembro de 1890.Aos 20 de dezembro de 1938 passou a cidade com o topônimo simplificado para "Brejo Santo".

        A Nascença foi fundamental para a vida social, econômica e política da cidade desde sua descoberta, especialmente quando alí residia o coronel Basílio, e até a última década do milênio passado.

        Nos últimos anos vem se registrando um processo de esgotamento das minas d'água existentes no pé do serrote, inclusive da Nascença, que já não exercia o mesmo papel de antes.

       Jamais se pensou que fosse possível ver aquela nascente para de jorrar. A Nascença faz parte da vida do povo desta terra, da sua história e da cultura, embora pertença a um proprietário particular.




Obs: Artigo escrito aos 11 de novembro de 2005 e lido na Câmara Municipal de Brejo Santo por ocasião da visita da Secretária Estadual de Cultura do Estado a fim de que algo fosse feito para tombamento da Nascença . Este foi um pedido de socorro em prol da Nascença que havia secado pela primeira vez na história de Brejo Santo.Anexo a este foram entregues fotos e requerimento.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=203756

marineusa

PARCEIROS E PATROCINADORES DO CABEÇÃO

PARCEIROS E PATROCINADORES DO CABEÇÃO